Hoje, a necessidade de entender o mundo online se tornou uma questão de sobrevivência no nosso mercado de trabalho.
Na minha jornada, encontrei muito profissionais do mercado imobiliário que se orgulhava de ser Offline e diziam: “sou da raiz”, não gosto, não entendo e nem quero aprender.
Infelizmente com os últimos acontecimentos, se você não tiver o básico do atendimento online, perderá clientes!
E não se engane, achando que esse tipo de postura é apenas dos mais antigos, que vem do modelo de atendimento. Tem muitos jovens que possuem esta postura.
Gestores e diretores também assumem esta característica e de repente, se veem perdidos, sem rumo.
Quero dizer que todos podem atender e compreender o mundo online, só depende de cada um. Do seu esforço e interesse em querer aprender como funciona o processo. Sim falei processo, porque o atendimento online é baseado em processos, controles, KPIs, foco e muita disciplina.
A transparência é a palavra chave e o foco é seu sobrenome.
Tudo dentro do online passa por processos, seja quando o lead entra, seja durante o processo de atendimento, por que ele conta com um CRM que registra tudo, assessora você, lembra das suas tarefas e visitas. Guarda todo o histórico de seu cliente, substituindo as famosas agendas de clientes mas, para que tudo funcione corretamente, todos precisam fazer a sua parte, desde o gestor, que deve acompanhar diariamente a evolução e cadastro correto dos clientes do seu time, e os corretores que precisam alimentar diariamente a cada ação efetuada com seus clientes.
Mas e o Diretor?
Ele precisa olhar os relatórios e analisar como utilizar da melhor maneira aquelas informações, desde a composição do time ao resultado esperado.
Por exemplo: se um corretor X recebe um número Y de leads e não tem vendas ou muito poucas, e o corretor p recebe menos, mas vende um número 3 vezes mais, precisa descobrir o que está ocorrendo.
As hipóteses podem ser muitas e o gestor precisa descobrir quais são reais ou não.
Antigamente o gestor só entrava na corrida da venda, quando estava na negociação ou quebra de objeções, e hoje tudo isso mudou. Ele participa muito mais cedo e precisa ser extremamente observador, acompanhando o CRM para saber a realidade de seu time e com isso ele também permanecerá por mais tempo junto com sua equipe e na empresa, pois ele tem ações que são menos externas, com rotinas e processos que precisa seguir, juntamente com seu time para ter sucesso.
Segue 05 dicas imediatas:
- Entenda que o mundo digital é seu amigo e não inimigo.
- Aproveite esse tempo e conheça as funcionalidades do seu celular e seu CRM, caso tenha um, e vai explorando e se ambientando com suas funções, pois a maioria dos CRM tem vídeos explicando todo o passo a passo, além de atender clientes apenas.
- Caso tenha CRM, transfira as informações que estão em seu caderno para o sistema e com isso você atualizará sua carteira de maneira tranquila e calma e aproveite para ligar a eles e ver a real situação de cada um. Não fale em vendas, saiba sobre como ele está passando o momento, se mostre presente.
- Transfira as conversas do seu WhatsApp para o CRM, caso o tenha na empresa. Sabe como fazer? Vou explicar, abra o whatsApp web e de um cópia (CTRL C) na conversa e cole (CTRL V) no perfil do cliente, assim, você terá todas as conversas salvas no seu sistema.
- Se o cliente pergunta sobre valores, entenda que todos vão perguntar isso, mas você deve perguntar sobre a dor dele, qual o problema que ele esta enfrentando para encontrar o imóvel que realmente deseja, o que ele busca na realidade que o fará comprar? Converse com seu cliente e não seja apenas um atendente de valores.
Vamos juntos e com fé, com a confiança que todos podem e conseguem atender corretamente um lead via online, mas precisa de boa vontade e dedicação para aprender e nós da DIMALE Consultoria estamos aqui para lhe ensinar como fazer isso corretamente.
Conte sempre conosco e vamos juntos aprender como dominar o mundo ONLINE!
Claudia Costa Gaúcha) Diretora da DIMALE Consultoria