Utilizando videoconferência para atender clientes. Uma alternativa intermediaria entre o offline e o online – Artigo Nº03

Voltei, como prometi! 😊

Muitos profissionais do nosso mercado estão pedindo alternativas para o atendimento de clientes nesse momento tão delicado que estamos passando e que não tem nenhuma habilidade com as palavras escritas ainda.

Fiquei pensando nessa pergunta que recebi, numa Live que fiz, e resolvi mudar o meu tema de hoje e falar sobre esse assunto.

A videoconferência, é uma opção, pois hoje em dia é muito acessível, tanto por aplicativos como pelo próprio celular, principalmente pelo WhatsApp.

Assim você e seu cliente não vão se sentir tão distantes um do outro e talvez consiga sentir-se um pouco mais seguro e com menos chances de perdê-lo.

É muito utilizado por empresas, para reuniões ou até para entrevistas no meio corporativo.

Mas lembre-se que devem ser tomados alguns cuidados básicos, ao optar por este modelo de atendimento.

Vou listar alguns cuidados necessários, certo?

  • Aparência, iluminação, local adequado (não esqueça que a pessoa do outro lado além de enxergar você, ele vê o ambiente onde você está e tudo que está acontecendo), postura, sons, entre outros.

A videoconferência é o recurso que mais se aproxima de um encontro presencial, portanto a ideia é usar uma roupa adequada ao tipo de conversa, como se a chamada fosse um encontro presencial, portanto nada de roupas velhas e rasgadas ou pijamas.

Outro fator importante é focar e olhar direto para a câmera, pois precisa ter certeza de que o seu cliente está te ouvindo e vendo corretamente, portanto mantenha a boa aparência.

Faça alguns testes antes. Grave sua voz e veja como ficou seu tom, verifique se não está alto ou baixo demais. Peça para familiares escutarem e darem suas opiniões, assim você se preparará positivamente. Se você não está seguro, faça vários treinos com amigos. Vá criando familiaridade com esse método de atendimento.

Ah! O mais importante é verificar sua conexão de internet, pois essas chamadas necessitam de uma ótima conexão ou vão ficar caindo e cortando a conversa.

Essas são etapas que você deve seguir antes de entrar inteiramente no universo online. É uma preparação.

Sempre esteja disposto a melhorar. Existem muitos vídeos que ensinam a se comunicar via videoconferência. Diversos gratuitos no Youtube. Busque conhecer, estudar e melhorar seu processo de atendimento.

Até o próximo artigo de número 4.

Claudia Costa (Gaúcha)

https://www.dimaleconsultoria.com.br/

 

Deixe um comentário

WhatsApp chat