Qual o melhor modelo de atendimento aos leads? Cito 03 opções e seus pontos positivos e negativos.

Independentemente do modelo, em algum momento vai estar na mão do ser humano e se sua equipe ou gestor não estiver preparado, vai perder tudo que foi produzido na escala correta.

Hoje vejo 03 tendências mais fortes nos atendimentos de leads. Todo tem seus pontos positivos e negativos, veja quais são na minha visão.

  1. Atendimento direto pelo corretor, vindo das mídias sociais ou site
  2. Pré atendimento ou aquecimento de leads
  3. Chat bot

Como falei antes, em algum momento o corretor vai ter contato com o cliente, e se o mesmo não souber trabalhá-lo, irá perder todo o trabalho já produzido, principalmente se não souber agregar valor ao seu trabalho e o produzido pela empresa, em tentar lhe entregar um lead mais qualificado.

Como trabalhar cada um destes processos?

Treinando e sempre treinando o atendimento! Para que seu funil de vendas não se perca já no primeiro passo e pôr isso nasceu a DIMALE Consultoria.(www.dimaleconsultoria.com.br)

Muitas vezes escuto frases de líderes de empresa dizendo que já resolveram o problema do atendimento do lead com eficácia, colocando no pré atendimento, um profissional que não é da área, sem vícios, e sem experiencia. A ideia, no seu princípio é boa, mas se ele não tem noção nenhuma do mercado e de vendas (e nem poderá ter), como irá demonstrar o seu produto?

Então me respondam, se ele não vai vender, vai só aquecer o lead, como irá fazer isso?

Como sua empresa vai aquecer um lead, sem vender algo a ele, nem que seja a sua empresa,  sem encantá-lo com seus benefícios e vantagens?

E depois do cliente falar toda o seu texto padrão (imaginando que o pre atendente seja um Expert e fez todo levantamento correto) a empresa irá direcioná-lo a um corretor para falar do produto e preço? E ele vai contar tudo novamente para o corretor? Você realmente acredita que não existe um delay nesse processo?

O lado positivo, é que realmente você limitando a algumas pessoas esses leads e se as capacitar corretamente, a chance de perda fica bem menor e o controle maior, mas ainda existe alguns delays a serem superados.

Ou o corretor atende diretamente o lead, e não estando preparado adequadamente, como irá entender a dor do lead e trazê-lo do virtual para o real antes de seus concorrentes?

E a robotização? É muito bom para conseguir algumas informações básicas do cliente, pois existe uma boa tendência de responder perguntas robotizadas, mas elas também depois dos questionários respondidos, ficam muitas situações com dúvidas do cliente que não está na arvore de resposta do robô e precisarão ter um contato com o corretor para dar continuidade e encontrar o produto correto. E muitas pessoas ainda preferem contato humanizado. A maior dificuldade é o preço e a sua criação (perguntas e respostas) pois o ser humano sempre quer saber algo á mais. E a empresa precisa ter a opção de falar com um corretor, se não quiser falar somente com o chat boot. E se o mesmo não estiver capacitado?

Retornamos ao mesmo ponto: preparo e capacitação.

Tanto da equipe como do gestor. Em todos os processos o gestor capacitado é de suma importância por que ele estará presente nos 03 modelos. Quer ter resultados que fazem diferença? Invista neste novo profissional, que hoje ainda está em falta, existe mais procura que oferta, mas logo teremos excelentes gestores online no mercado.

As empresas que já ligaram nisso, estão colocando profissionais corretos nas cadeiras certas e eles já está se pagando. Muitas vezes o “barato” sai caro, e o “caro” quando é bom, “ele se paga”!

Pense nisso antes de se recusar avaliar seu time de vendas com  profissionalismo e olhos no que está acontecendo no nosso mercado e mundo: vendas 4.0, saúde 4.0, mídias 4.0 etc…

E você está com seu time de vendas no 1.0 ainda?

Abra sua mente, estamos bem no meio de uma revolução digital, e somos precursores desta nova época, os que estão chegando na nova geração tudo ficara mais funcional, mas sem os nossos passos iniciais, abrir a nossa mente, não chegaremos ainda nem a lua! Muitas vezes a mudança assusta e muitos líderes não querem também sair da sua zona de conforto, aquilo que se diz aos corretores, muitas vezes servem para todos os cargos na empresa.

Lembre-se, que a Dimale esta pronta a auxiliar você nesta mudança.

Ate o próximo post.

Cláudia Costa (Gaúcha)

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