Porque devo ter um perfil no LinkedIn e o que preciso saber sobre ele?

Dicas básicas sobre o LinkedIn. Artigo 04

O LinkedIn hoje é a maior vitrine profissional do mundo inteiro, portanto é ótimo para divulgar sua empresa, seu currículo, ler ou postar artigos relevantes ao crescimento e estratégias, mas principalmente para network.

Nesta rede, será possível entrar em contato com profissionais com os quais dificilmente teria contato direto. Além de ter o acesso as postagens e conteúdos relevantes.

Mas para isso você deve ter seu perfil atualizado e o mais completo possível, dentro das dicas que eles mesmos passam a você, pois ele é o seu cartão de apresentação no mundo dos negócios.

Ele é bem diferente das outras redes sociais, pois é todo voltado ao mercado profissional, para vagas, conteúdos, network, reforço da marca, parceiros, fornecedores, oportunidades, clientes, grupos de discussão focados no assunto escolhido, entre outras.

Eu mesmo, venho dar o meu testemunho que conheci uma pessoa que admirava demais e me apresentei a ela, sem a menor esperança de que fosse respondido meu contato, pois dificilmente poderia pagar um coaching dele e a nossa diferença de contatos era gigantesca. Surpresa! O profissional em questão, me respondeu, e deu uma mentoria incrível e gratuita. Permitiu acesso a seus cursos, que não são de baixo valor econômico, me encoraja e direciona até hoje e, nunca me permitiu divulgar seu nome em agradecimento. Ele só diz assim: “quando você puder, ajuda alguém também.

Dificilmente poderia chegar numa pessoa destas, sem o LinkedIn. Descobri que existem muitas pessoas com desejo de ajudar as outras, mas muitas vezes não querem se expor e aí não sabem como, e nós achamos que eles são inacessíveis, e não os contactamos.

Voltando ao uso do LinkedIn, existem alguns cuidados essenciais que você deve ter ao criar seu perfil, vou falar de alguns deles para você:

Perfil: preencha seus dados com a maior clareza e precisão possível. Mantenha ele sempre atualizado e tente não abrir vários perfis, pois isso atrapalha no momento em que alguém for visualizar informações sobre você. Coloque seus cursos, vitórias, projetos e tudo que possa ser relevante profissionalmente.

Foto: Ela deve ser coerente com sua profissão. Sem aquelas fotos mais caseiras, de frente ao espelho ou na piscina. Lembre-se que esta rede é principalmente de caráter profissional.

Resumo: Fale sobre você, seus interesses e informações relevantes. Imagine a maneira que deseja ser visto. São tem até 2 mil caracteres para esse campo, portanto utilize com sabedoria.

Seu título profissional: é uma das seções mais importantes do seu perfil, pois vem logo abaixo do seu nome e é como as pessoas serão atraídas para você.  Não esqueça da sua função e empresa ou local de trabalho.

Busque se aprimorar sempre, e siga grupos de acordo com seus interesses.

Existem outras dicas, como por exemplo cuidar para não se expor em discussões sem necessidade, erros de grafia, postagens sem antes buscar a veracidade, mentir no seu histórico ou função. 

Outra coisa muito importante a ser lembrada é seguir pessoas que possam te acrescentar algo positivo. Assim como em todos lugares, existem os bons profissionais e os que são fakes, cuidado com esses.

Escreva seus  conteúdos, compartilhe seu conhecimento, torne-se uma autoridade na sua área, mas construa seu caminho com humildade e perseverança.

Lembre-se que ele é uma rede social sim, mas com foco diferente dos demais, com muitos cursos online e de conteúdos sobre os mais variados temas.

Existem muitos manuais de como criar seu perfil no LinkedIn, por isso não segui essa linha e preferi mostrar a importância do LinkedIn no seu contexto profissional, cada dia mais online.

Aguarde o artigo 05.

Claudia Costa

www.dimaleconsultoria.com.br

2 comentários em “Porque devo ter um perfil no LinkedIn e o que preciso saber sobre ele?”

Deixe um comentário

WhatsApp chat