Artigo 06
Como você esta se sentindo trabalhando em casa?
Esta atento aos sinais do seu corpo e rendimento, pois eles são o monitor da sua realidade.
Primeiro sinal de que você não está gerindo corretamente seu tempo, é quando você se dá conta que está trabalhando mais do que quando trabalhava na empresa. Sente-se atrapalhado e não consegue separar o tempo utilizado no lado pessoal do profissional.
Esses são alguns sinais de alerta!
Os dois lados precisam estar alinhados. Não esqueça que ao passar a trabalhar em casa, você precisa estabelecer objetivos e critérios bem claros. Também vai precisar determinar limites e regras, principalmente para saber onde começa um e termina o outro.
As tentações são enormes para frustrar seu alinhamento.
Primeira tentação:
Liberdade de horários.
Não se engane que só porque você está trabalhando em home office, pode acordar as 11hs da manhã e quer que seu dia tenha a mesma produtividade de quando acordava as 08hs. Claro que conforme sua profissão, você consegue produzir mais de acordo com seu relógio biológico, mas fique atento com a produção, pois muitas vezes, seu cliente entra durante o horário comercial e você não esta disponível.
Cuidado com o auto engano. Tenha um controle dobrado dos seus horários para que permitam a você cumprir com todos seus compromissos. Não perca de vista quanto trabalho você tem e quando precisa entregar.
Minha sugestão, é separar seus momentos entre a família e o trabalho com bastante clareza, e não esqueça que você está no ambiente familiar, portanto, não dá para bater palmas e eles sumirem. Você precisa entender que toda a sua dinâmica mudou, assim como a deles, portanto, conversem muito e procure criar algumas regras, pois assim como você está se sentindo incomodado, certamente eles também se sentem da mesma forma.
Segunda tentação:
Ausência da rotina de trabalho.
Crie urgentemente uma rotina de trabalho, e se possível inclua ate as pausas do café. Utilize de aplicativos como agenda de compromissos e de controle do tempo (Google, Outlook etc.)
Veja suas demandas e se programe, e principalmente siga o roteiro que você criou.
Tenha o hábito de seguir sua agenda, não fique alterando a cada 05 minutos, por questões externas (TV, grupo de Whats, café, conversa, coisas da casa).
Lembre-se que sua produtividade esta ligada diretamente a sua gestão de tempo.
Se tiver liberdade para escolher, identifique o seu melhor período de produtividade e procure utilizar da melhor forma.
Terceira Tentação:
Achar que está de férias.
Você acorda, não tira o pijama, aí o celular não para de tocar, com amigos e familiares querendo conversar, você vê algo na internet e quer zoar ou compartilhar com um grupo de amigos. É incrível como as distrações surgem a nossa volta sem que nos demos conta.
Lembre a todos e a você mesmo que não está de férias, apenas trabalhando de maneira diferente e assim, como no seu antigo modelo, precisa de concentração e controle do seu ambiente de trabalho.
Resumindo, muita coisa mudou e está mudando, portanto, precisa se reorganizar e com isso, irá conseguir várias novas competências, principalmente de foco e organização.
Isso irá levá-lo muito além do que imagina, se conseguir adaptar-se ao novo modelo.
Tudo é positivo, aproveite e consiga equilibrar seus momentos profissionais e familiares.
Até o próximo e último artigo da quarentena
Cláudia Costa
Eu achei ótimo!
Com isso muitas pessoas irão entender que não estamos de férias e sim nos adaptando temporariamente em um novo modelo de trabalho.
Sempre mantendo o foco, determinação e organização.