Ontem ao ler a reportagem no LinkedIn, sobre o declínio da editora Abril, fiquei me perguntando como isso pôde acontecer?
A Abril está na minha vida desde criança, quando meu pai comprava um gibi para cada filho (somos em 4 irmãos) por mês e fazia a nossa alegria. Não lembro de uma fase de minha infância, adolescência ou idade adulta onde a Abril, entre suas enumeras publicações não esteve presente em minha vida.
Assim como no artigo, sinto que uma parte minha está indo embora junto com a Editora. Como um império, que trabalhava com tendências e informações para o público, deixou passar o tempo de inovar seu time e sua estratégia de negócios?
Durante a minha formação na gestão on-line, enfrentei uma constante discussão, para provar que o atendimento digital veio para ficar e vai evoluindo mais rápido a cada dia. Encontrei grandes líderes que são off-line mas não acreditam no digital e, se aceitam colocar um atendimento on-line, é algo apenas para dizer que estão no mundo digital, mas não acreditam realmente, não investem, não valorizam seu gestor on-line, (pois ele sempre é a menor força entre os gestores) e tenta minar o on-line para justificar o maior investimento e força no off-line.
Mas sabe qual é a minha opinião sobre isso: Tudo que não dominamos ou conhecemos nos assusta e nos deixa inseguro, portanto poucos líderes do mercado imobiliário realmente entendem o mundo digital na sua essência e por isso são os Líderes hoje.
Sim, não falo do vice-líder (esse geralmente compreende a necessidade da mudança), falo do líder que realmente decide, que autoriza o gasto, as mudanças. Antes que me critiquem, não estou menosprezando ninguém, apenas tentando entender essa realidade e os motivos que levam gigantes entrarem em declínio, pois a Abril foi apenas uma entre tantos outros exemplos que perderam o “time” da mudança.
Mas voltando ao Mercado Imobiliário, a maioria dos decisores das empresas vieram de plantões físicos, dificilmente utilizava se celulares, WhatsApp, entre outros métodos de atendimento. A venda era construída através do face a face, das informações escondidas, da negociação. Mas hoje, todas as informações estão globalizadas, e se sua empresa não tiver um diferencial, que é a excelência no atendimento, não conseguira chegar ao momento de estar frente a frente do seu cliente.
Então não mudou tanto assim? A venda ainda é feita face a face! Sim, a venda sim, mas o encantamento e a condução do cliente ao seu espaço físico (decorado ou stand de venda) é que dependem da qualidade do seu atendimento online, pois o cliente mudou e hoje quer utilizar todos os meios de consulta virtual, comparar, decidir o horário de sua busca, entre outros fatores.
A venda não mudou. O que mudou foi o comportamento do seu cliente e é isso que muitos donos de empresas não conseguem compreender.
Há uma necessidade de transformar e evoluir, pois agindo desta forma não perderá seus clientes para os concorrentes que já acordaram e estão prontos a nova realidade que vivemos.