Falo isso porque nesses tantos anos de gestora de equipes online, tive profissionais das mais variadas idades, 18, 29, 35, 40, 55, 60…. E sabe qual a única diferença entres eles?
“Vontade de dar certo, independentemente da idade, o que destacava os melhores dos medianos, era a vontade de acertar! Cada idade contribuía em algo no grupo, uns com a jovialidade, outros com a experiencia, uns com a maturidade, e assim por diante. ”
O grande segredo é você, gestor, saber trabalhar com essas diferentes gerações e otimizar o que cada uma delas tem de positivo para oferecer, inclusive a sua.
Conheci grandes seres humanos, anônimos a sociedade, mas celebridades no seu convívio, pessoas incríveis, com histórias de superação, de lutas, bondade, humanidade, independente da sua idade biológica, digo isso por que conheci pessoas com 20 anos e mentalidade de 60 e o inverso também, jovens da 3ª idade, com espírito tão jovem que nos ensinava todo dia algo novo.
Por isso faço um apelo as empresas, valorize os profissionais acima dos 40 anos, seus conhecimentos, experiencias, são algo impagáveis e estão sendo desperdiçados chocantemente, quando deveriam ser pagos para trabalhar, pois eles além de já terem a expertise, dos anos acumulados nas suas funções, seriam excelentes mentores dos mais novos, dos iniciantes. Pois esses muitas vezes são jogados nas funções que foram contratados, sem um norte ou sul, e são cobrados pelo mesmo ou maiores resultados daquele que foi desligado por uma questão de economia da empresa!
Eu sempre tive equipes MIX, e sempre conseguimos juntos obter sucesso e pouquíssimo Turnover.
Sou digital, sou online, mas principalmente sou pessoas!
Claudia Costa Gaúcha (www.dimale.com.br)