Não quero ensinar nada a ninguém, ainda mais no momento atual, onde a vida está muito globalizada e com velocidade extrema.
Onde todo mundo escreve sobre todo tipo de assunto, mas o que quero escrever é sobre a minha experiência, a minha visão, nestes anos todos em que trabalho como Gestora de equipes Online, com muito sucesso, e, onde agradeço muito as pessoas que me ensinaram cada dia, cada momentos e segundos, desta minha caminhada árdua mas cheia de resultados positivos, que, me lembram aquela música do Roberto Carlos “Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi”.
1º passo – Aprenda a escutar sempre as pessoas que trabalham com você. Esta dica parece tão sem graça, tão comum, mas por que será então que a maioria de nossos colaboradores reclamam exatamente disso? Estranha esta disparidade de conceito x realidade. Analise sua equipe e tenha certeza que você realmente os escuta!
2º passo- Saiba colocar limites, mas principalmente os seus limites, para não transferir culpas e erros a outros, somente para sentir-se capaz perante a hierarquia. Nunca esqueça, que você devera cobrar, com certeza, mas existe uma palavra chamada Respeito e ela é um pilar muito forte em parceria com a palavra Comprometimento, e ambas são vias de mão dupla.
3º passo- Seja humano, ninguém quer trabalhar com uma parede. Um dia você pode precisar atravessar esta parede e vai descobrir que você construiu uma em sua volta e não vai saber como achar a porta para sair deste ciclo vicioso.
4º passo – Tenha metas- sem metas nada acontece, pois se você entrar numa zona de conformismo e da eterna desculpa, dificilmente terá visão da realidade. Precisamos ter muito cuidado com a forma como absorvemos as nossas metas, ela não pode ser apenas para agradar aos que estão acima de você, e, sim como algo factível e desafiador a você mesmo. Nunca trabalhe metas para agradar a ninguém e sim para agregar resultados e valores a empresa que você representa. Tenha orgulho do local de seu trabalho.
5º passo – Talvez este seja o item mais polêmico do texto, até que ponto a sua dedicação x reconhecimento, afeta diretamente o seu resultado? Vou deixar esta questão para você pensar e em outro artigo, conforme a opinião de vocês, escreverei sobre esse assunto.
Aguardo a sua opinião, e agradeço se compartilhar o artigo.
Semana que vem escreverei sobre outro assunto, me aguardem!
Muito obrigada pela oportunidade de escrever meus artigos…..
Claudia Costa (Gaucha na Lopes)