Muitas vezes observo este cenário em minhas consultorias, onde a equipe esta animada, cada barreira vencida é comemorada, com muita alegria e empenho, mas o que fazer quando essa energia toda não é compartilhada pelos seus superiores?
É uma situação muito delicada, pois você precisa, com muita sutileza descobrir como é o pensamento da empresa em relação a este comportamento.
“Eu particularmente acredito que numa equipe de vendas, quanto mais motivação e alegria o ela tiver, melhor ela trabalha. E eles esperam em contrapartida, que, ao bater metas ou fazer vendas, receber o reconhecimento na mesma proporção!”
Como fazer a ponte entre essas duas situações? Alguma esta errada? Ou apenas uma é mais sóbria e a outra mais expansiva?
Até onde essas diferenças comportamentais afetam o desempenho de sua equipe de vendas?
Como você lidaria com essa situação?
Acredito que o melhor a ser feito é um trabalho em conjunto com ambos os setores hierárquicos para que cada um absorva o melhor do outro e com isso cresçam juntos. Mas ambos precisam ter a mente aberta e vontade de melhorar. Por que se isso não acontecer, vai continuar muitas empresas reclamando e não entendendo por que não conseguem reter bons talentos em suas equipes.
Até o próximo post!
Claudia Costa ( Gaucha) Dimale Consultoria.