A importância da Escuta Ativa nas Vendas

O que é escuta ativa? Você sabe qual é a importância vital que ela tem sobre as vendas de sua empresa?

 É uma técnica de comunicação que implica num diálogo, onde o ouvinte deve interpretar e entender a mensagem que recebe. Parece obvio, não é?

Mas ouvir não é a mesma coisa que escutar? Deveriam ser segmentos de uma mesma linha, mas não são, por mais estranho e obvio que lhe pareça.

Muitas vezes apenas escutamos as informações que nos sãos repassados em um diálogo, mas não assimilamos o seu significado ou apenas o modificamos conforme nosso interesse para ser mais cômodo ou ate egocêntrico. Isso pode ocorrer por vários motivos, entre eles, stress, excesso de informação, falta de concentração, entre outros motivos.

Como fazer uma venda se nem conseguimos entender o que a nossa cliente precisa? E o pior é que muitas vezes nossos gestores não se dão conta deste comportamento, pois ele é muito sutil, mas extremante necessário numa negociação correta.

Quando uma escuta ativa é realizada com sucesso, você gestor, ganha tempo, conhecimento e muitas vendas, pois ela te auxilia em identificar o exato objeto de desejo do cliente e mantê-lo com você numa concorrência acirrada. Sabe por que?

Por que os clientes procuram um consultor que lhe de um atendimento de qualidade e eficiência, e não mais um que lhe empurre goela abaixo um produto que “acha” que você quer. E por isso ele entra neste leilão de preços, pois não encontrou ninguém que tenha lhe escutado corretamente e oferecido o produto ideal, consequentemente fechado a venda e resolvido o problema do cliente.

O Bom atendimento esta intimamente ligado a escuta ativa. Quer saber mais?

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